Porbiota imagem
Foto Marta Neto; Design Carla Taves
PORBIOTA fornece informações sobre a biodiversidade através da genética ambiental e metagenomica

A componente genética da E-Infraestrutura PORBIOTA disponibiliza sequencias genéticas para as espécies que ocorrem no país, mas também, contribui para uma melhor compreensão da distribuição das espécies, fornecendo uma ferramenta que no futuro permitirá a identificação de qualquer espécie (ou parte do corpo) que seja colhida.

Especificamente, a construção e disponibilização de uma colecção de referência de sequencias DNA barcoding permitirá informações necessárias para aproveitar o poder das ferramentas moleculares nos programas de monitorização da biodiversidade.

O DNA barcoding fornece uma ferramenta poderosa, usando um pequeno fragmento de DNA para atribuir um organismo a uma espécie de maneira rápida e automatizada. Um dos pontos fortes do código de barras do ADN é que ele permite a identificação de organismos com base em amostras de tecido retiradas de qualquer estágio da vida ou de qualquer parte do corpo. Inclui, também, a possibilidade de identificação a partir de amostras ambientais (por exemplo, água ou solo), o que tem aplicação em vários campos, da ecologia à pesquisa forense, da vida selvagem e da segurança alimentar.

A existência de uma coleção de referência de sequencias de ADN é uma etapa crucial para o desenvolvimento bem-sucedido de programas de monitorização molecular, pois é necessário realizar a atribuição correcta das sequencias obtidas pelos métodos de DNA metabarcoding a entidades taxonómicas.