A LTER (Long-Term Ecological Research) é uma rede de sítios de larga escala espacial, onde é realizada investigação ecológica de longo prazo, com o principal objetivo de monitorizar e armazenar dados relevantes em ecologia, estabelecendo vínculos entre instituições e investigadores e promover o intercâmbio de dados e conhecimento.
A rede organizada de sítios LTER, apareceu pela primeira vez nos Estados Unidos da América na década de 1980. Em 1993, uma rede internacional foi desenvolvida (ILTER) e, mais recentemente, a rede europeia de sítios LTER foi criada. Em 2011, a rede europeia incluía 22 países representados através das redes nacionais LTER correspondentes.
A LTER Portugal oferece acesso a quatro sítios de Investigação Ecológica de Longo Prazo que estão integrados no PORBIOTA através do Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico (RNIE).
Cada local de pesquisa tem como objectivo monitorar e armazenar dados relevantes em ecologia, estabelecer ligações entre instituições e investigadores, e promover a troca de dados e conhecimento. Os 4 sítios LTER-PT, são:
Para saber mais sobre a rede europeia LTER visite eLTER online booth e eLTER RI