O Herbário da Universidade de Coimbra partilha os dados dos ca. de 92.000 exemplares no GBIF | 22 de Maio | Dia Internacional da Biodiversidade 'As nossas soluções estão na natureza'.
O Herbário da universidade de Coimbra está consciente da importância da biodiversidade, e acima de tudo, de quão essencial é que o conhecimento sobre a biodiversidade esteja ao alcance de todos os habitantes do planeta. Com esse intuito, integrou há vários anos o esforço global de informatizar a sua colecção, disponibilizando estes dados online através de várias plataformas.
Há poucas semanas, tornou-se publicador do GBIF (Sistema Global de Informação sobre a Biodiversidade) através do nó português desta organização intergovernamental, partilhando os dados dos ca. de 92.000 exemplares já informatizados. Deste modo, a informação está acessível para os mais diversos estudos sobre biodiversidade, cumprindo os requisitos do Acesso Aberto e princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable), podendo ser utilizados livremente pelos utilizadores do portal.
Esta é a mais recente concretização de um ambicioso plano de informatização do Herbário da Universidade de Coimbra, desenvolvido no âmbito da sua participação na infraestrutura PORBIOTA (E-infraestrutura Portuguesa de Informação e Investigação em Biodiversidade).
É de referir que, além da implementação de vários fluxos de trabalho inovadores com vista à aceleração da informatização, fazem também parte deste plano duas plataformas totalmente desenvolvido no Herbário da Universidade de Coimbra: EXPLORATOR, uma plataforma colaborativa de ciência cidadã para transcrição de dados a partir de imagens, lançado em Abril último, e o catálogo online, onde é possível consultar todos os dados informatizados da colecção, com uma interface funcional e intuitiva que tem sido elogiada por especialistas de todo o mundo.