Porbiota imagem
PORBIOTA como Infraestrutura de Investigação (RI) e Projecto PORBIOTA para a implementação da e-Infraestrutura

Através do aviso de candidatura ‘Aviso N.º 01/SAICT/2016 - Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica (SAICT) - Projetos de Infraestruturas de Investigação inseridas no Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico (RNIE)’ pretende-se reforçar a capacitação técnico-científica de infraestruturas de investigação de alto impacto inseridas no Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico, incluindo a integração em redes europeias de I&D (e.g. ESFRI), permitindo que as mesmas constituam um pilar estratégico no desenvolvimento de investigação de excelência a nível nacional e internacional.

Para atingir os objetivos gerais e específicos para a implementação da e-Infraestrutura - o projecto PORBIOTA foi organizado em 10 work packages (WPs) estruturados conforme abaixo:

- Gestão de fontes de dados e gestão da e-Infraestrutura (WP1-2 e WP3);

- Operação e ciência de dados (WP6 e WP7-8);

- E-Infraestrutura (WP4-5, WP6 e WP8);

- Política e gestão da comunicação (WP9 e WP10).

EsquemaProjecto

 

Os principais objectivos específicos são:

i. Promover a identificação, registro, mobilização e organização de dados de biodiversidade e ambientais disponíveis.

ii. Estabelecer um sistema nacional de monitorização da diversidade genética, dos sistemas e dos ecossistemas e da qualidade ambiental, incluindo uma rede de sítios de investigação ecológica de longa duração (LTER Portugal) e uma rede de estações de observação da interacção ecossistema-atmosfera (ICOS Portugal).

iii. Estabelecer modelos de dados e esquema padronizado para armazenamento, recuperação e troca de dados, operacionalizando o uso e disseminação dos dados obtidos nas bases de dados existentes, contribuindo para prover a capacidade de lidar com grandes quantidades de dados e implementar rotinas computacionais complexas, desenvolvendo novos custos -ferramentas tecnológicas eficazes para a recolha de dados ambientais e de biodiversidade.

iv. Incentivar a utilização da e-Infraestrutura PORBIOTA, incluindo o uso de seus dados e ferramentas analíticas, aumentando assim a sua aplicação no apoio a gestão de políticas, na disseminação, divulgação e formação.

v. Intensificar a colaboração e consolidar o papel de Portugal em e-Infraestruturas e redes internacionais de investigação, nomeadamente com aquelas que abordam temas semelhantes como LIFEWATCH ERIC, eLTER, ICOS, GBIF e DiSSCo.