FotoLTER
Photo by Marta Neto licensed under CC-BY 4.0
Plataformas de Investigação Ecológica de Longo Prazo - PORBIOTA oferece acesso a quatro sítios de investigação ecológica de longo prazo integrados em redes LTER europeias e internacionais

A LTER (Investigação Ecológica de Longo Prazo) é uma rede de locais, de larga escala espacial, onde é realizada a investigação ecológica de longo prazo, com os principais objetivos de monitorar e armazenar dados relevantes em ecologia, estabelecendo vínculos entre instituições e investigadores. e promover o intercâmbio de dados e conhecimento. Essa rede organizada de sites LTER apareceu pela primeira vez nos Estados Unidos da América na década de 1980. Em 1993, uma rede internacional foi desenvolvida (ILTER) e, mais recentemente, a rede europeia de sites LTER foi criada. Em 2011, a rede europeia inclui 22 países representados através das redes nacionais LTER correspondentes. Os sítios LTER podem ser acedidos através de redes com diferentes níveis de integração: ILTER (a rede internacional LTER), LTER-Europe (a rede europeia LTER) e LTER US (rede LTER dos Estados Unidos).

Plataformas de Investigação de Longo Prazo - PORBIOTA oferece acesso a quatro Sítios de Investigação Ecológica de Longo Prazo integrados nas redes LTER europeia e internacional. Em cada local, os investigadores podem desenvolver investigações, monitorização e experimentação de ecossistemas, usando as instalações, equipamentos e sensores disponíveis, recursos humanos e conjuntos de dados.Os sites LTER-PT são: